Principais Pontos Turisticos de Jundiaí


Museu da Cia. Paulista de Estrada de Ferro

Jundiaí abriga desde 1979 o Museu Ferroviário Barão de Mauá. Em seu acervo destacam-se réplicas perfeitas de locomotivas a vapor, a sala de chefia de estação completa, sala de espera para senhoras entre outros objetos, bem como móveis e ainda maquetes de ferreomodelismo.

  

Parque Municipal e Reserva Biológica de Corrupira

Possui uma área de 225 mil m2 dos quais 85 mil m2 recebem tratamento para lazer da população e o espaço restante é todo formado pela mata ativa.
Em funcionamento desde 79, tornou-se um dos pontos mais procurados para lazer e recreação não só dos moradores da cidade mas também de turistas.

  

  Parque Municipal Comendador Antônio Carbonari 

Conhecido como Parque da Uva, já que desde 1953 abriga as tradicionais festas da Uva do Município. Possui grande área verde com 170 mil m2, com play-ground , concha acústica para shows, três pavilhões para exposições, espelho d’água.
Situado na avenida Jundiaí – entrada principal da cidade.

  

Serra do Japi 

A mais importante reserva biológica do Estado de São Paulo. Em seus 107 km2 de área estão belezas naturais como as cachoeiras e um grande número de animais e vegetais. Tombada pelo Condephaat desde 1983 , a Serra do Japi é hoje de valor inestimável tanto no aspecto histórico, arqueológico, turístico e científico. Na Serra do Japi encontra-se instalada a Base de Estudos Ecológicos e Educação Ambiental, em um casarão do ciclo do café, estando sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação.

 

  Catedral Nossa Senhora do Desterro 

Originária no ano de 1651 passou por diversas reformas e reconstruções. O estilo luso-brasileiro foi em 1886 transformado em Neo-Gótico, pelo engenheiro e arquiteto Ramos de Azevedo. Em seu interior destaque para as pinturas do artista italiano Arnaldo Mecozzi e os vitrais de Conrado Sorgrnight. 
Tornou-se catedral em 1966 e é considerada grande patrimônio de arte e religião da cidade. No acervo destacam-se o lampadário de bronze, crucifixo de biscuit, a imagem de Nossa Senhora do Desterro em madeira no altar mór e o órgão de fole francês com tubos de chumbo.

  

 Paço Municipal Nova Jundiaí

A construção do Paço Municipal Nova Jundiaí foi marcada por um fato inédito, em termos de órgão público na cidade: a prefeitura ganhou a área onde foi construído. Inaugurado em 1988, o Paço Municipal foi projetado pelo arquiteto Araken Martinho, e que se destaca pela sua modernidade.


Museu da Eletricidade de Jundiaí

Solar de Jundiaí

Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito 

Mosteiro de São Bento 

Museu da Música, Arte e Pesquisa

Fazenda Japiapé

Fazenda Bonifácio

Cachoeira de Morangaba

O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí